Previna-se de futuros transtornos que os dentes dos sisos podem provocar.

O que é dente do siso? São os terceiros molares também conhecidos como “dente do juízo” por nascer geralmente entre os 17-20 anos de idade. Esses dentes são os últimos a nascerem e estão localizados na parte posterior das arcadas superior e inferior.

Quantos dentes do siso existem? Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Todos têm os dentes do siso? Não, nem todo mundo tem os dentes do siso. Algumas pessoas têm os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum.

Por que às vezes eles não nascem? Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental), ou não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou pela posição inclinada do dente.

Posição em que os sisos podem estar:

O que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)? Pode danificar o dente vizinho, provocar inchaço, transtorno doloroso ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

O que acontece se ele erupcionar parcialmente? A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição angulada do siso, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar inflamação da gengiva, abscessos na região, irritação local, dor, inchaço e reabsorver o dente vizinho.

Imagem de siso parcialmente erupcionado e extraído juntamente com o dente vizinho: