Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata os problemas dos tecidos de suporte dos dentes, o chamado Periodonto, que é constituído pelo osso alveolar, ligamento periodontal, cemento radicular e gengiva. A inflamação na gengiva pode causar desconforto e dor. O dente Siso muitas vezes fica sob a gengiva e com o passar do tempo e pelo difícil acesso vai acumulando alimentos e quando o paciente menos espera o Siso começa a doer, pode inchar o rosto, inflamar ao ponto de dificultar a abertura bucal. Por esse e outros motivos fazer acompanhamento a cada 06 meses ou no máximo de 12 meses com o dentista é indispensável porque manterá sua saúde bucal e corporal.
As doenças mais comuns são a gengivite e a periodontite.
– A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana e resíduo alimentar, provocando inchaço e sangramento dela. É totalmente reversível se tratado de forma adequada.
– A periodontite é um estágio avançado da gengivite, a placa bacteriana se aprofunda e calcifica, formando o tártaro ou cálculo. Associada a isso existem os fatores como mau posicionamento dos dentes (“encavalados”), contatos prematuros (um ou vários dentes se tocam antes do fechamento total da boca) ou ainda fatores genético. Os meios de tratamento curativo são baseados na descontaminação radicular (raspagem), enxertos ósseos e gengivais.
Pacientes que possuem doença periodontal devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa pelo periodontista pois esta patologia provoca a perda óssea e consequentemente o “amolecimento” do dente, levando a perda dental muitas vezes sem nenhum sinal de cárie.