Perfil do portador 

A doença tem uma certa predisposição familiar, sendo mais frequente no sexo masculino e a associação com o sobrepeso é comum, mas não é uma regra. Acredita-se que a apneia do sono afeta mais de 5% das mulheres e 15% dos homens na faixa etária de 30 a 60 anos e que 19% das mulheres e 34% dos homens que habitualmente roncam também sofrem de apneia. A apneia obstrutiva do sono é tão prevalente quanto a asma no adulto, porém, aproximadamente 95% dos pacientes não são adequadamente diagnosticados e tratados.

Tipos de Apneias. 

A apneia é classificada em três tipos:

  • Apneia Obstrutiva do Sono – é a mais comum e ocorre quando o esforço respiratório é iniciado, mas o ar não chega a atingir os pulmões em virtude da obstrução das vias aéreas superiores.
  • Apneia Central do Sono – é muito menos comum e ocorre devido a uma disfunção do sistema nervoso central, o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração, desta forma nem se inicia o esforço respiratório.
  • Apneia Mista do Sono – ocorre quando inicialmente não existe esforço inspiratório, mas quando o esforço é iniciado a apneia persiste em decorrência do colapso da via aérea A apneia mista é uma combinação da obstrutiva e central.